14.04.2015
8

Vocabulário de moda.

Tendência x Aposta X Moda X Mania

Nós gostamos de moda, falamos sobre, mas muitas vezes empregamos as palavras de forma errada no nosso vocabulário. Quantas e quantas vezes já usei a palavra “tendência” de maneira inadequada? ”Pode apostar nessa peça, ela é tendência!”, quando na verdade deveria ter usado a palavra “moda”. Mas agora que aprendi a diferença, espero não errar mais, e como achei o assunto interessante, resolvi compartilhar com vocês!

Compreendendo a diferença entre tendência, aposta, moda e mania:

Tendência: ao observar o cotidiano, algumas pessoas veem a informação, mas não enxergam o seu significado. A capacidade de perceber os significados das observações é fundamental para a identificação das tendências.

Para reconhecer uma tendência é preciso uma analise significativa e sistematizar as informações, decompondo-as com objetivo de compreender o que elas representam e realmente significam no comportamento das pessoas.

Entretanto tendência não é uma certeza, mas, estatisticamente, uma possibilidade do “evento de moda” acontecer. 

Aposta: ao criar uma coleção um estilista apostou em algo. A palavra “aposta” expressa um conceito de incerteza, afinal não sabemos o que realmente vai pegar depois dos desfiles apresentados.

Normalmente a aposta é algo individual. Ocorre quando um profissional de moda espera que a sua escolha possa definir ou incorporar uma tendência.

 Ou seja, esta APOSTA pode virar TENDÊNCIA que poderá virar MODA.

Moda: é a tendência confirmada. É o que se usa, é o que está nas ruas, é ser diferente dos diferentes para ser igual aos seus iguais.

Mania: toda mania vira mico, e a maioria dos negócios de moda tem como objetivo que seus produtos se tornem mania! Porém a mania é intensa e passageira e depois de um tempo as pessoas podem “pegar bode” e se transformam em mico.

Um grande exemplo de todo este processo foi o sneakers. Foi uma aposta diferente, foi tendência, virou moda, várias empresas copiaram – o que se tornou uma mania – e agora já é considerado um mico…

E ai, conseguiram compreender a diferença? Vocês também usavam estas palavras de forma errada?

Beijos!!!

Escreva seu comentário