08.01.2016
6

Tudo sobre o curso de Design de Moda da UNIFACS.

Chegou o ano novo e é hora de traçar planos para 2016 e ir em busca de realiza-los. E se você gosta de moda e tem vontade de trabalhar na área, por que não fazer uma graduação em designer de moda?

Como no semestre passado eu fiz meu tcc e muita gente se interessou sobre o curso e recebi uns e-mails com algumas dúvidas, resolvi contar um pouquinho sobre o curso, e quem sabe vocês não se interessam, né?

Para quem quer abrir um negócio no ramo da moda eu indico muito a graduação tecnológica da UNIFACS. Ela tem a duração de dois anos e é bem voltada para o lado empresarial, mas se você quer aprender a modelar, cortar, costurar e desenhar, é melhor procurar um curso no SEBRAE, SENAI ou outra escola de moda, pois lá tem apenas uma disciplina sobre cada assunto, o que dá apenas para ter noções básicas…

Todas as disciplinas são ótimas e bem importantes para quem quer trabalhar com moda. Tem desde aulas teóricas sobre historia da moda até aulas praticas e deliciosas de laboratórios de praticas criativas.

E é no ultimo semestre, no momento do tcc, que nos damos conta de como todas as matérias são indispensáveis para a nossa graduação, pois é neste momento que “abrimos nossa empresa” e precisamos fazer TUDO em 4 meses: abrir uma empresa fictícia, pensar no nome, , no layout, na cor, no segmento que desejamos (moda praia, moda casual, moda fitness, etc.) desenvolver uma coleção pensando no cenário de mundo que estamos inseridos, pensamos na cartela de cores, que precisa ser harmoniosa, no público alvo que vamos trabalhar (e isso envolve uma vasta e trabalhosa pesquisa de marketing que só de lembrar eu fico tensa! Rsrs ), e ainda precisamos desenhar e desenvolver a coleção e fazer o editorial de moda. Sem falar na matéria importantíssima do planejamento do negócio, na qual analisamos todo o processo operacional da empresa, todos os custos com materiais, móveis, impostos, mão de obra e afins e analisamos se o negócio é viável, rentável ou não. Enfim, o ultimo semestre é punk, mas ao meu ver, é o principal e melhor semestre. É muito trabalhoso, cansativo, mas no final é uma delícia!

Eu analisei a grade do curso no site e parece que eles acrescentaram umas matérias e modificaram outras e ao que tudo indica o ultimo semestre está mais light. Algumas disciplinas foram remanejadas para outros semestres, para não sobrecarregar tanto em um só. Sorte de quem vai cursar agora! Haha

Bom, e já que falei do meu TCC, vou mostrar o meu editorial para vocês. Apesar de ter uma marca e já ter muita coisa pronta, resolvi encarar outro desafio e para o meu trabalho de conclusão de curso optei em criar uma marca de moda praia, com um conceito diferenciado, com peças com mais estilo, recortes e poucos adereços de metal e afins, para ser uma marca leve, jovem e para mulheres com espirito de liberdade. O nome da minha coleção foi Wanderlust, que remete todo esse desejo de liberdade e vontade de explorar e conhecer o novo. Já mostrei as fotos para vocês (basta clicar aqui para rever o post) e agora vou mostrar o teaser, o vídeo com o making off! Espero que vocês gostem!!


Bom meninas, eu espero que vocês tenham gostado e que tenha esclarecido as dúvidas. Caso vocês tenham mais alguma coisa para perguntar, podem escrever aqui nos comentários, no instagram ou por e-mail também!

E para mais informações sobre o curso é só acessar: http://www.unifacs.br/graduacao-tecnologica/design-de-moda/

Beijos!

Escreva seu comentário