12.08.2012
17

Rubem Valentim.

Meninas,

Hoje vou mostrar para vocês o quadro Pintura, do artista Rubem Valentim, e falar um pouco sobre a sua biografia.

Rubem Valentim nasceu em Salvador (BA) no ano de 1922 e faleceu em São Paulo em 1991.Ele era formado em Odontologia e em 1940 passou a pintar. Em 1948 abandonou a sua profissão para se dedicar a pintura.

Em 1949 participou pela primeira vez de uma coletiva – o Salão Baiano de Belas Artes, no qual seria premiado em 1955 -, e em 1954 fez a sua primeira individual, na Galeria Oxumaré de Salvador.

RUBEM VALENTIM-PINTURA-

Artista dotado de grande originalidade, praticava uma pintura não-figurativa de base geométrica, num tempo e numa cidade em que o abstracionismo não era bem aceito.

Depois de muito anos, após residir em São Paulo, Rio de Janeiro e Europa, Valentim passa a viver em Brasília e possivelmente influenciado pela espacialidade característica da cidade, sentiu a necessidade de recortar, do suporte bidimensional da pintura, seus símbolos e signos, concedendo-lhes a vida autônoma de objetos tridimensionais.

Dessacralizador de fetiches e de objetos rituais, aos quais imprime os contornos de uma semântica peculiar, Rubem Valentim tem sido considerado por alguns estudiosos o pioneiro de uma arte semiótica brasileira.

Este quadro e outras obras de arte vocês podem ver na MCR Galeria de Arte.

MCR Galeria de Arte

Ondina Apart Hotel

  1. eu amei,me ajudou muito no meu trabalho de artes!

    Positivo 0 Negativo

Escreva seu comentário